domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vida

Boa noite a todos, venho humildemente pedir desculpas por sumir assim sem avisar. Estava até a algum tempo atrás desempregado e na sexta-feira (26/02/2010) consegui um estágio, não vou ganhar muito não, mas vale mais pela experiência intelectual do que financeira. Vou estagiar com GAE (Gestão empresarial ambiental) não tenho muita experiência com isso (quase nenhuma), o pouco que eu sei foi o que eu andei lendo por ai e ainda não tenho muito que falar sobre isso. Prometo algum dia contar o que realmente é GAE, como funciona e bla, bla, bla.

Meu tempo está curto esse ano tem o Tcc pra entregar e vai ser bem corrido. Só pra matar a curiosidade o título por enquanto é “Analise fitossociológica da arborização urbana de Itapuí/SP”. Estou lendo como um louco e escrevendo como um retardado. Pretendo futuramente trabalhar com gestão ambiental pública. Ouvi em algum lugar dizer que até 2030 2/3 da população morarão em cidades. Resta saber se as cidades aguentam tanta gente. Do jeito que a carruagem anda, antes disso a humanidade entra em colapso. Enquanto o ser humano não se colocar como parte da natureza, nossas atitudes não vão mudar nunca.

Pra provar isso faça o seguinte teste, pode ser com um grupo de pessoas ou crianças, isso foi contado por um amigo meu que leu em um livro do Genebaldo Freire dias “Educação ambiental: Princípios e práticas”.

Faça o seguinte: peça para cada um escrever em um papel todos os seres vivos que pode ser encontrado no ambiente urbano. Em seguida analise os resultados, raramente se vê escrito “pessoas”, “gente”, “seres humanos”... E isso é muito grave. Se nós não nos consideramos seres vivos, como podemos falar em amor ao próximo, não a violência, ética do cuidado...?

Como podemos falar em proteção de nossos recursos naturais, da fauna e da flora se nem nós mesmos nos consideramos seres vivos. Temos primeiro que descobrir que estamos vivos, que fazemos parte de uma natureza, que essa natureza está em constante mutação e que essas mudanças afetam nossas vidas diretas e/ou indiretamente. Afinal, o que eu tenho com o Lobo-guará que está tão longe!?

Estamos ligados ao mundo e a outros seres vivos - plantas, animais, fungo, bactérias, protozoários - por um cordão umbilical invisível que o ser humano teima em não enxergar e pior, tentar romper com ele. Quando isso acontecer será o fim da espécie humana. O que temos que perceber é que somos apenas mais uma entre milhões de espécies viventes nessa espaçonave chamada de Terra, e que a espécie humana não pode viver sem Gaia, mas Gaia pode muito bem viver sem a espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário