Bauru/SP, a cidade que eu moro!

Bauru, conhecida mundialmente vai pão francês, rosbife, pepino, tomate, muzzarela derretida em banho maria...huauhuhauhauha
Bauru, sem rosbife é misto quente kkkkkkkkkkkkkkkkkk piada de baurulinos sobre seu delicioso sanduíche... (eu mesmo nunca comi)
Mas bem vamos a receita original, eu disse original.
Câmara Municipal de Bauru  
P. 12648/98 LEI NÚMERO 4314 DE 24 DE JUNHO DE 1998
 Autoriza o Poder executivo a tomar as Medidas necessárias para o registro do “Sanduíche Bauru”
Artigo 1 – ENG. ANTÔNIO IZZO FILHO. Prefeito Municipal de Bauru, Estado de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:
Com o objetivo de manter inalterada a receita original do Sanduíche Bauru, fica o poder Executivo autorizado a tomar toda as medidas necessárias para o registro do Sanduíche Bauru, como produto idealizado por um bauruense

Artigo 2 – Para fins desse registro deverão ser considerados:

 
a) que a origem desse sanduíche deu-se na cidade de São Paulo, precisamente no Restaurante Ponto Chic, localizado no largo do Paissandu, por iniciativa do bauruense Casemiro Pinto Neto, conhecido como “o Bauru”, quando estudante de direito do Largo do São Francisco, que sugeriu a confecção do primeiro sanduíche com a receita por ele formuladab) a receita, constituída com os seguintes ingredientes: pão francês, fatias de rosbife, tomate em rodelas, picles de pepino em rodelas, mussarela, orégano, água e salc) a maneira de fazer o sanduíche é a seguinte:
corta-se o pão francês ao meio e retira-se o miolo da parte superior, como se fosse uma pequena canoa;
1. na metade inferior, colocam-se as fatias frias de rosbife e sal a gosto;

2. por cima, distribuem-se algumas rodelas de tomate e pepino, polvilhando com orégano a gosto;

3. à parte, coloca-se um pouco de água numa frigideira. Quando ferver, coloca-se a mussarela a ser derretida;

4. retira-se a mussarela da água e coloca-se na metade da canoa da parte superior do pão, unindo-se as duas partes. O calor da mussarela vai aquecer os ingredientes da outra metade.
d)
     preservar a iniciativa do Senhor José Francisco Júnior, o “Zé do Skinão”, proprietário do Bar do Skinão, localizado na confluência da Rua Rio Branco com Rua Júlio Maringoni, que manteve o hábito de fazer sempre o sanduíche, observando a receita de seu idealizador;e)     perenizar a “Festa do Sanduíche Bauru”, idealizada pelo Verador Sérgio Purini e realizada anualmente na Praça Rui Barbosa.

Artigo 3 – As despesas necessárias para o registro proposto no artigo 1 desta lei serão atendidas com dotações próprias de orçamento vigente, suplementadas se necessário.
       Artigo 4 – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário

Bauru, 24 de Junho de 1998

Iniciativa do Vereador JOSÉ EDUARDO FERNANDES ÁVILA
Não vem da uma de espertinho não porque a receita é patenteada.
Olha, nesse link temos a historio do sanduba http://www.sanduiche.baurusp.com.br/historia.php?menu=no




Agora que vocês já conhecem a cultura gastronômica de Bauru, vou apresentar-lhes a cidade:
Bauru é uma cidade do estado de São Paulo fundada em 1896, hoje com 113 anos “é a cidade do interior do Estado que reúne a melhor estrutura para a implantação de empreendimentos Industriais e Comerciais. Num raio de 400 km, concentra 60% do PIB nacional”, isso de acordo com o site www.bauru.sp.gov.br. Localizada entre a uma Longitude 48 e 50 ao Oeste de Greenwich; e uma Latitude 21,30 e 23 ao Sul do Equador, está distante da capital cerca de 350 km, possui uma população 356.680 habitantes uma área de 674 Km2 e uma densidade demográfica de 509,57 Hab/Km2. Sua altitude máxima é de 615 metros e a mínima de 490 com um clima tropical temperado. Faz divisa ao norte com Reginópolis, ao sul com Piratininga a lesta com Agudos e Pederneira e a oeste com Avaí. A vegetação primitiva e a floresta tropical, atualmente o cerrado (opinando um pouco nessa área, o solo de Bauru é um afloramento Pré-cambriano; Arenito Bauru ("Terra Branca") bastante arenoso em certas partes, por isso boa parte da região de Bauru sempre foi cerrado, considera-se a região de bauru um ecótono, ou seja, uma área de transição de floresta tropical e cerrado. Fim da minha opinião). A precipitação máxima em Bauru acontece em janeiro, 286 mm e a mínima em Julho, 33 mm. As temperaturas máximas são de 32,2 ºC em janeiro e 24,9 ºC em julho, mínimas de 20,5 ºC em janeiro e 12,9 ºC em julho. Temperaturas médias de 26,3 ºC em janeiro e 19 ºC em julho (dando minha opinião de novo, isso só se for na zona rural, pois na cidade a temperatura chega a 36, 38 fácil, fácil). E tem como lema “Bauru, a cidade sem limites” (e sem noção também)
FONTE www.bauru.sp.gov.br acessado em 19/02/2010 as 00h15min.

Vamos continuar com a história de Bauru...
Costumo classificar os “baurulino” salvo raras exceções mais ou menos assim 50% gosta de jogar lixo em terreno baldio e 50 % em atear fogo em lixo nos terrenos baldios. É uma crítica dura à minha cidade, porém, é verdade. Bauru é sim uma cidade muito bonita, mas possui problemas ambientais de cidade grande. 95% da água do “baurulino” é encanada e 98% da cidade tem redes coletoras de esgoto, no entanto o esgoto não é tratado e é jogado in natura no Rio Bauru, rio que passa por dentro da cidade. Está longe de ser a pior cidade do Brasil, mas não ta nem perto de ser uma cidade ambientalmente sustentável. Bauru não é conhecido somente pela gastronomia e pelo centrinho (USP) melhor centro de tratamento de fissuras palato-labias da América latina, e bem conhecida também pela úlcera-de-Bauru (Leishmaniose tegumentar americana) transmitida pelo mosquito palha (Lutzomia longipalpis) e que se reproduz matéria orgânica em decomposição (lembra que eu falei que “baurulinos” adoram jogar lixo em terrenos baldios, e só fazer a ligação), ah! Tem a dengue também... infelizmente Bauru ta longe de conseguir o selo verde, e ainda atrapalha outras cidades (Pederneiras). Lembra do esgoto não tratado, então, vai tudo pra Pederneiras e desemboca no Rio Tiete.
Mas Bauru não é só desgraça, foi uma das primeiras cidades do Brasil a possuir uma Secretaria municipal de meio ambiente, criada em 1986. Possui varias ONG´s de proteção ao meio ambiente que fazem educação ambiental e lutam por um ambiente equilibrado, uma delas é o VIDAGUA (http://www.vidagua.org/).
Bauru possui também um horto florestal, um zoológico e um jardim botânico. Em Bauru está localizada umas das maiores reservas de floresta tropical (mata estacional semi-decidual) do interior.
Bauru faz parte também do CBH-TJ e CBH-TB.
Bauru não é perfeita, mas é a minha cidade e juntos stamos na luta por uma cidade mais bonita, limpa e ambientalmente sustentável.
Vista panomrâmica de Bauru. Essa foto é antiga


Unesp de Bauru. Do outro lado da rodovia uma das maiores reservas de mata nativa da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário