terça-feira, 29 de novembro de 2011

Desenvolvimento sustentável e Usinas hidrelétricas

Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Desenvolvimento Sustentável (DS) é definida como “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades”. Leia também (Des)envolvimento Sustentável http://amplitudeecologica.blogspot.com/2010/03/desenvolvimento-sustentavel.html

No entanto nós temos a seguinte visão de Desenvolvimento "celular (galaxy 5), computador, televisão, liquidificador, wallita magic juicer, internet, blog do amplitude ecológica…” Desenvolvimento Sustentável…esquece.

O discurso utilizado pelos desenvolvimentistas para a construção de Belo Monte (e outras Usinas Hidrelétricas (UHE), mas só vou falar dessa porquê é que ta na mídia) é o de trazer o desenvolvimento para o pais e principalmente para aquela região. No entanto porque achamos que levar uma UHE é desenvolvimento? Nossa civilização captalista utiliza de tal forma nossos recursos que dúvido que aquela região se desenvolva, quanto mais DS.

Na revista Contra Corrente n° 3 tem um artigo “Emissões: os impactos mais renegados das hidrelétricas” que é bem interessante de se ler. Clique aqui.

Ao construir uma UHE aquela região tende a se urbanizar e sabemos muito bem como funciona a política brasileira de urbanização (derruba e constroi). Será contruidos quilômetros de estradas, rodovias e mais cidades serão construidas às margens dessas estradas e rodovias. E todos nós sabemos quão eficiente é as políticas públicas de educação, saúde, transporte, saneamento básico…naquela região. Pergunta. O que é desenvolvimento? R. Deslocar diversas etnias indígenas e população ribeirinha que vive da caça e da pesca e agricultura de subsistência para construir um gigante no meio da floresta?

Onde serão realocadas essas pessoas? Vai ter escolas, posto de saúde, água e esgoto encanado?

É claro que aquela região não possui nada do que eu citei acima ou é bem precária (educação, saúde, transporte, saneamento básico), mas investimentos em infraestrutura naquela região seria muito mais desenvolvimento do que uma UHE.

Aprentemente a UHE não é bem para a população e sim para grandes empresas mineradoras que pretendem extrair bauxita na região.

O que temos que perguntar é “Que desenvolvimento vamos levar para aquela região?” “Pra que vamos levar desenvolvimento, pra populção?” ou “Para grandes corporações?”


Links


Belo Monte vai exportar empregos e ficaremos com os impactos’, entrevista com Philip Fearnside


Civilização ocidental
Imagem retirada do livro Capitalismo para principientes (Carlos Eduardo Novaes e Vilmar Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário