Olhando um livro de ensino médio que eu particularmente acho muito bom e que se chama “Fundamentos da biologia moderna (Amabis e Martho) volume único” achei uma definição bem simplista em um texto de leitura complementar que define ecologia como “o estudo das interações entre os organismos e o ambiente físico.”
A maioria das pessoas tem dificuldades em definir ecologia, pois a mídia em seu papel de alienação das massas apresenta a ecologia como sendo apenas as florestas, os rios, os animais, etc. bem longe da gente e esquece-se de colocar o ser humano como principal agente modificar do meio. Mas de acordo com um livro que estou lendo “Ecologia. A qualidade de vida” publicada pelo SESC (2º Ed. 1996), em um artigo escrito por Carlos A. L. Salum procurou no Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e encontrou a seguinte definição “ecologia é: Parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos, bem como suas recíprocas influências.” Mas ainda segundo Salum (1996) “isso é apenas a teoria, porque a prática na verdade é a vida acontecendo: homens, plantas, animais, rios, mares, fontes de energia, maneiras de produzir e de suprir a sustentação da vida, um emaranhado de relacionamento de tudo com tudo, revelando o planeta inteiro como um único e gigantesco ecossistema.”
Mas a ecologia transcende esse conceito e adentra ao campo das ciências sociais, porque se o ser humano é o principal agente modificador do meio, fato inegável, toda nossa cultura como filosofia, ciência, política, economia, artes e tudo mais no que concerne o ser humano, deve fazer parte dos estudos ecológicos. Afinal, somos seres vivos interagindo com o ambiente e vice-versa. Exemplo: ao mesmo tempo em que modificamos o ambiente a nossa volta, o meio molda os seres vivos que com eles reagem, é uma das premissas da seleção natural, teoria criada por Darwin.
Novamente citando Salum (1996) ele coloca a educação ambiental como base para entender toda essa complexa relação ecológica e como pressuposto para uma nova forma de pensar o mundo uma nova cidadania. Salum (1996) nos fala da conferência de Tblisi, capital da Georgia que em 1977, definiu um conceito básico de educação ambiental:
“(..)Fazer com que os indivíduos e as coletividades compreendam a natureza complexa do meio ambiente natural e do criado pelo homem, resultante da interação de seus aspectos, biológicos, físicos, sócias e culturais e adquiram os conhecimentos,os valores, os comportamentos e as habilidades práticas para participar responsável e eficazmente na preservação e na solução dos problemas e na questão da qualidade do meio ambiente.”
A ecologia transcendeu o termo “ecologia” criada por Ernest Haeckel e elaborada por muitos outros cientistas ao longo de sua história, ela se transformou em militância ecológica, ecologismo, ambientalismo, eco-filosofia, etc. tudo baseado nas pesquisas dos ecólogos ou ecologistas.
Os ecologistas vêm nos mostrando há muito tempo que nossa antiga forma de ver e pensar o mundo onde o homem é senhor e carrasco da natureza está totalmente ultrapassada. Somos apenas mais uma entre outras espécies viventes nesse planeta (na espaçonave Terra).
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