sábado, 20 de fevereiro de 2010

A concepção de beleza do biólogo!

Esse é um post que eu criei em uma comunidade que participo relacionado à biologia. O que para a maioria das pessoas parece estranho, feio ou até mesmo repugnante, nós biólogos achamos lindo... Um exemplo que dei fala sobre o cerrado. Aquelas arvorezinhas baixinhas, todas tortinhas, tronco cascudo e bem esparsas. A maioria das pessoas olha e só vê mato. Porém o biólogo (principalmente o botânico) acha uma das coisas mais lindas desse mundo, eu olho para essa paisagem e vejo beleza. O que dizer das veredas (buritizal) então! Para se ver beleza é preciso entender e compreender. A maioria das pessoas acham o comum bonito pássaros em geral, uma flor – não que seja feio, são lindos também. Mas as lesmas, caramujos, cogumelos (fungos) também são lindos! Porque não se vê beleza nisso! Para ver beleza é preciso entender e compreender.
Esse é um buritizal
Cerrado
As fotos acima foram retiradas desse site http://www.alto.paraiso.nom.br/aparaiso/vejetal.htm




Mas como entender e compreender? Educação ambiental, desde o nascimento do início da vida.
Uma educação para a vida e não para o mercado!

Flor de pequi
Minha intenção com essa foto não foi ser obsceno! E tenho certeza que o autor da fotografia também não. Achei essa foto quando procurava imagens pela palavra cerrado.

Bem, o que eu vejo nessa foto, não sabe se foi a intenção do artista, é uma total interação ser humano e a natureza que nos criou. Devemos sentir na pele a grama, a terra, o sol, o vento, a noite, o dia, etc. a natureza fala com a gente e ela pede ajuda. Essa deve ser a concepção de beleza de todos, não apenas do biólogo.

Temos essa facilidade por estudar a vida em todas as suas formas e diferenças e saber que toda vida é igual mesmo com suas particularidades e que existe uma teia de inter-relações ligando você ao restante do mundo, fazemos parte do mundo e caso não tenham percebido ainda, somos seres vivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário