Uns tempos atrás, para a disciplina de ecologia geral eu e um amigo meu resolvemos escolher um tema um pouco diferente dos demais.
Enquanto maioria escolhia áreas de matas para estudar, o horto florestal, o jardim botânico, etc. eu e meu amigo e mais uma dupla resolvemos estudar os problemas ambientais urbanos. Afinal, todas as atividades que diz respeito a nós, a maior parte delas acontece na cidade. Segundo o IBGE 2000, cerca de 90% da população urbana vive na cidade de São Paulo. Com todo esse inchamento das cidades os problemas ambientais inevitavelmente tendem a ser mais graves. Bauru/SP não está longe dessa realidade não. É uma cidade com uma população 86 % urbana.
Bauru/SP sofre com todos os problemas urbanos de uma cidade grande, enchentes, lixo nas ruas, lixo em terrenos baldios, queimadas urbanas, espécies invasoras (Achatina fulica), etc. O trabalho não teve assim uma conclusão pois o problema é mais complicado do que parece, especulação imobiliária, falta educação (em todos os sentidos) e informação para o povo, o poder público tem dificuldades pra fiscalizar e muitos outros. Nossa querida cidade é cheia desses tipos de empreendimento de alto padrão de luxo.
Esses é um dos bairros mais nobres de Bauru/SP
No entanto, não muito longe dali...
Isso mesmo! Empreendimentos de baixo padrão de luxo
Nenhum comentário:
Postar um comentário