Quem já visitou o blog já viu essa frase escrita no canto inferior direito da imagem do lobo-guará. Bem estava refletindo sobre ela agora, e percebi que ela é ambígua, não foi proposital, simplesmente coloquei a frase que me veio a cabeça quando estava montando o blog. Mas voltando a frase... Sobrevivência de quem? Do lobo ou a nossa? Fica a seu critério escolher, vou colocar a minha opinião!
As duas! Por inúmeros motivos o Lobo-guará esta correndo risco de extinção, mas o ser humano também!
Mas como assim o ser humano também?
Sabe o que acontece com culturas de bactérias em tubos de ensaio se não forem tomados os devidos cuidados de manutenção? Elas consomem todos os recursos daquela cultura e acabam por se afogarem em suas próprias escórias e a cultura pode ser perdida! Pense bem no que estamos fazendo! Estamos consumindo todos os recursos de nosso planeta e nos afogando em nossas próprias escórias! Alguns ecos-radicais podem estar pensando “Que bom, pelo menos o planeta vai se regenerar depois e tudo ficará bem”.
Como bom ser vivo desse planeta eu penso não só na minha sobrevivência como indivíduo, mas também na minha sobrevivência como espécie!
Isso só pra falar em resíduos, não to nem falando de guerras, acidentes, fome, extinção de espécies que podem influenciar diretamente e/ou indiretamente a nossa vida, exemplo: os peixes que podem desaparecer devido a um super-aquecimento das águas dos oceanos! Sem falar na beleza de certas paisagens e pássaros, isso pode influencia diretamente o nosso comportamento e tornar-nos mais agressivos. Vi isso em um artigo que diz que cidades melhor arborizadas possuem menores índices de violência.
Às vezes penso que a CI (Conservação Internacional) deveria colocar o ser humano na lista de animais em perigo de extinção, mas acho que nem eles mesmos perceberam isso! Quer tanto preservar as outras espécies e conservar ecossistemas (Isso é fundamental para nossa sobrevivência) que se esquece da nossa própria espécie...
Temos que salvar a nós mesmos primeiro, só assim salvaremos a natureza, e num futuro não muito distante possamos contemplar a natureza como ela veio ao mundo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário