sábado, 1 de maio de 2010

O Guardião de todo ser

Esse trecho foi tirado de um texto do – Caderno de debate. Agenda 21 e sustentabilidade: ética e sustentabilidade, Do Ministério do Meio Ambiente. Quem escreveu foi um teólogo, Leonardo Boff, já conhecia seus textos há algum tempo e cada vez que leio algo novo me surpreendo mais e mais. Vou colocar o texto na integra pois relata exatamente o que penso e o que eu acho de nossa “missão” nessa pequena espaçonave chamada de Terra e da esperança que tenho na humanidade.

“Terra, vida e humanidade somos somos a expressão de um mesmo e imenso processo evolucionário que se iniciou há 15 bilhões de anos. Terra, vida e humanidade formamos uma única realidade complexa e diversa. É o que nos testemunham os astronautas quando vêem a Terra lá de fora da Terra a partir de suas naves espaçais: Terra, biosfera e humanidade não podem ser distinguidos, formam uma única e irradiante realidade. Tudo é vivo. A Terra é Gaia, um super organismo vivo. O ser humano (cuja origem filosófica vem de humos = terra fértil e boa) é a própria Terra que sente, que pensa, que ama, que cuida e que venera. Terra e humanidade possuem a mesma origem e o mesmo destino.

A missão do ser humano, como portador de consciência, inteligência, vontade e amor, é a de ter o cuidado da Terra, o jardineiro desse esplêndido jardim do Éden.

Ocorre que na história ele se mostrou, em muitas ocasiões, o Satã da Terra e, em outras, transformou o jardim do Éden num matadouro, para usar uma expressão do grande especialista em biodiversidade, Edward Wilson (O futuro da vida. p. 121).

Mas sua vocação é ser o guardião de todo ser.”

Sejamos então os "Guardiões de todo ser, de toda Terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário