terça-feira, 11 de maio de 2010

Educação ambiental

Começo esse post falando do meu novo blog, que tratara de um assunto que a administração pública da pouca importância, a arborização urbana http://arborizacaourbana.spaces.live.com/ . Havia prometido alguns posts sobre o assunto aqui no blog, http://amplitudeecologica.blogspot.com/ , mas resolvi criar um outro blog devido ao tamanho e complexidade do assunto e esse blog aqui deixarei para expressar meus achados, achismos e devaneios ecológicos.

Dividirei meu tempo entre dois blogs então os posts ficarão menos freqüentes (como se fossem freqüentes né?).

Terminada as explicações, vamos voltar ao tema que propus a falar: educação ambiental.
Recebi um email de um grupo de educadores ambientais que irá dar um curso de “formação de educadores ambientais” e a primeira pergunta era:
O que é educação ambiental para você?

Da resposta que eu dei aquele dia até hoje ela já mudou um pouco, mas o conceito é o mesmo, “educação para vida”. Esse é o cerne do meu conceito de educação ambiental.
Mas o que é “educar para vida”?

Não sei direito, trabalho o meu conceito de educação ambiental desde que comecei a trabalhar com o tema em 2007 quando estagiei na Secretaria de meio ambiente de minha cidade (Bauru/SP) e meu conceito sofre alterações à todo momento.

No momento que estou escrevendo isso “educar para a vida” é:

Ajudar as pessoas a entenderem a complexidade da vida, as suas complexas relações, a raridade e a fragilidade e o respeito que se deve ter com a vida.

É ajudar as pessoas a se inserirem no mundo, ajudar a compreender que não fomos “criados” que co-evoluimos com a Terra e que fazemos parte de uma intrincada rede que não pode ser “explicada” , “cartesiana, baconiana, newtonianamente”, que não pode ser “explicada” pela nossa rude tecnologia e nem por nenhuma “outra” tecnologia, pois ela seria rude ao tentar explicar a relação Planeta – Vida/Vida – Planeta. Qualquer que seja a Vida, qualquer que seja o Planeta.

Educação ambiental e ajudar as pessoas que não podemos “explicar” o nosso planeta, e sim compreende-lo, senti-lo, percebê-lo, assim como o cacique Sattle compreendia, sentia e percebia o mundo a sua volta e que foi relatada na sua famosa carta http://www.ufpa.br/permacultura/carta_cacique.htm , lá ele fala de respeito e de cuidado que o seu povo tinha com o lugar onde vivia e o cuidado e respeito que devemos ter com o lugar que vivemos.

Isso é educação ambiental, isso é educação para vida!

Nossa tecnologia chegou a tal ponto que podemos destruir nosso planeta apertando apenas um botão e sabemos que concertá-lo não é tão simples quanto destruí-lo e ao chegar à esse nível de tecnologia perdemos a ingenuidade e caímos na ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário