domingo, 7 de novembro de 2010

Arborização urbana

Arborização urbana é mais que simplesmente plantar árvores nas ruas, praças, parques, jardins, etc. Exige planejamento urbano. Pois como qualquer outro componente da urbe como escoamento de água, esgoto, posteamento, iluminação, sinalização... A arborização também deve ser pensada e planejada, por isso um trabalho conjunto com secretarias de meio ambiente e secretarias de planejamento urbano são de extrema importância para o bem estar da população. Ao escolher a árvore a ser plantada na sua calçada, todas as características físicas e biológicas da árvore deve ser analisada.
A primeira coisa a ser observada começa antes mesmo de escolher a árvore.
1º - Que lado da rua você vai plantar, de que lado está a fiação?
A árvore a ser plantada não deverá entrar em contato com a fiação, por isso saber a altura média da espécie é fundamental. Em baixo da fiação não é recomendado árvores com altura superior a 5 metros e do outro lado (lado que não há fiação) comporta indivíduos com altura até 10 metros.
As raízes é uma característica a ser observada, são superficiais? O flamboyant é uma linda árvore, porem possui muitas raízes superficiais que a tornam inviável para a arborização de calçadas, mas nada impede que ela seja usada em parque, jardins, praças, etc.
Obs: jamais pavimentar o colo (parte que se confunde raiz e tronco, a base da árvore) da árvore, pois a árvore por incrível que pareça, também respira (consome oxigênio e libera gás carbônico) e as raízes na busca por água e oxigênio acabam destruindo o pavimento. Uma área de aproximadamente 1,00m quadrado é suficiente para a aeração e a infiltração de água.

Existem outras variáveis a serem observadas. Como por exemplo, a largura de sua calçada, se ela for inferior a 1,80m árvores com 10 metros provavelmente ira causar problemas ao invés de benefícios, pois o seu tronco pode ultrapassar 0,80m.

2º - Uma segunda característica refere-se a capacidade de causar alergias, acúleos e espinhos nos troncos. A espirradeira, aroeira pimenteira apesar de serem muito bonitas podem causar reações alérgicas. Paineiras e o Pau-brasil possuem espinhos em seus caules e galhos.

3º - Um outro fator que deve ser observado é a altura do fuste (da primeira bifurcação), ela deve ser superior a 1,90m, mas para isso a manutenção da muda desde o plantio deve ser feita com periodicidade. A altura do fuste pode ser controlada com pequenas podas até a altura desejada.
Agora um pequeno problema, quem deve fazer essa manutenção, a prefeitura ou o munícipe?

Tudo isso é para a cidade já existente, e para a cidade que ainda está pra nascer?
Aquela cidade que ainda está em construção, bairros planejados, núcleos habitacionais, parques, jardins, canteiros centrais, rotatórias, etc.?
O planejamento dessas áreas deve ser minucioso, calculando a largura da rua, com calçadas amplas para que não impeçam a passagem de pedestres ao plantar a árvore escolhida. O planejamento urbano dessas novas áreas e o replanejamento das já existentes deve levar em conta a acessibilidade de cadeirantes e deficientes visuais.
Arborizar uma cidade não é tão fácil quanto parece, mas é muito importante para o bem estar da população.