sexta-feira, 16 de abril de 2010

E o que era verde aqui, já não existe mais...

Bem... eu prometi postar algo sobre arborização urbana, no entanto estou um pouco sem tempo pra escrever... Mas estava eu ouvindo Legião Urbana a música "Fábrica" do CD Dois, já havia ouvido esse cd, essa música várias vezes mas prestei atenção a uma frase, "O ceu já foi azul, mas agora é cinza. E o que era verde aqui já não existe mais." Essa frase resume as nossas cidades urbanizadas e sinônimo de desenvolvimento.

Arborização urbana é o tema de meu Tcc e estou estudando um pouco de urbanização para entender como tudo começou...
Era uma vez...um Brasil agrícola com a maioria de sua população vivendo no campo ai veio o Crack de 1929....

E o Brasil resolveu se industrializar... e os problemas de nossas cidades está na velocidade em que a população foi se tornando urbana – parte devido ao êxodo rural acontecido na década de 1940 a 1960 e parte pela política de desenvolvimento a qualquer custo da década de 1970. Milton Santos nos conta toda essa história em seu livro “A urbanização Brasileira”. Em 1940 a taxa de urbanização era de 26% em 1980 era de 68% dados do IBGE de 2000 fala de uma urbanização de mais de 80%. Enquanto a Europa demorou para atingir esse patamar mais ou menos 200 anos o Brasil conseguiu em menos de 100.

Essa crescente massa urbana tornou impossível grandes obras de infra-estrutura, acarretando os diversos problemas ambientais que vemos hoje e que vem desde muito tempo atrás.

Uma cidade desenvolvida, urbana, bonita, local de atuação do homem não pode ter nada de selvagem e feio, tem que derrubar a vegetação local. Construímos indústrias (que precisa de mão de obra), ai aquele monte de gente chega, mas a má gestão pública não preparou lugar para essas pessoas ficarem, não preparou saneamento básico, água potável encanada... e elas se acomodam como podem (favelas, cortiços, etc.).

Tudo isso escalpelou as árvores de nossas cidades, devemos pensar com carinho nelas, cuidar delas, pois elas trazem benefícios não só ecológicos como como melhora do microclima local e melhora na qualidade do ar, elas também trazem benefícios estéticos e psíquicos. Mas isso vai ficar para o próximo post, em breve...


Foto: Av. Anchieta em SJC. Créditos: Arq. Flavia da Costa Simao
Fonte: http://conexaoplaneta.wordpress.com/2009/09/18/palestra-arborizacao-urbana-em-sjc/